VantagePoint

De Área Técnica
Ir para: navegação, pesquisa
Bussola.png

Índice

Introdução ao VantagePoint

O software VantagePoint (VP) é uma importante ferramenta de mineração e análise de dados que está disponível aos bibliotecários e técnicos do Sistema de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) por meio de acesso remoto a computadores virtuais especialmente preparados para utilização desse aplicativo. Por meio do VantagePoint é possível realizar análises bibliométricas e estudos relacionados à produção científica de uma determinada área de conhecimento, instituição ou pesquisador, análise de coleções, verificação de erros e inconsistências em registros bibliográficos, bem como análises de tendências de pesquisa, desde que se tenha o arquivo de dados, que pode ser obtido a partir de bases de dados como a Web of Science, Scopus, etc, ou bancos de dados bibliográficos como o Dedalus (Aleph/USP).

Manuais e Tutoriais

Mais informações sobre o software VantagePoint podem ser obtidas no site web do VantagePoint.

Filtros e Arquivos de Dados

O trabalho de text mining segue um procedimento padrão de (a) Obtenção de Dados, (b) Importação de Arquivos, (c) Limpeza de Dados e (d) Mapeamento e Análise de Dados, e se baseia em dados coletados e uso de filtros específicos.

  • Dados e Filtros: Os dados referem-se a um conjunto ou subconjunto das informações que se deseja analisar. Podem ter origem nas mais diversas fontes (Dedalus, Web of Science, Scopus etc.). Os filtros são recursos para importar e pré-processar os dados para que eles sejam manipuláveis pelo software de text mining.

Apresentações e Palestras

Exemplos de Estudos

2016

Consulte a lista completa de estudos: http://vpinstitute.org/wordpress/research-examples/

Relatórios