Analise Bibliometrica e Indicadores Cientificos

De Área Técnica
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Introdução

Em anos recentes, tem crescido a importância da análise bibliométrica como atividade inerente à avaliação do desempenho de instituições, pesquisadores e áreas de pesquisa. Atento a essa demanda crescente e nova atribuição delegada aos profissionais bibliotecários, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, por meio de seu Departamento Técnico, iniciou um conjunto de iniciativas em 2012 cujo objetivo foi desenvolver essa competência no SIBiUSP. Nesse sentido, foi criado o Programa Bibliometria e Indicadores Científicos. O Programa tem por objetivo desenvolver estudos, mapeamentos e análises bibliométricas, cientométricas, informétricas e webométricas relevantes para a USP, para o Brasil e para a Ciência mundial.

Objetivos

- Fomentar, em âmbito sistêmico, a realização de estudos de produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística), análise de redes de comunicação científica e acadêmica, avaliação de coleções e de desempenho de sistemas e serviços de informação, com base nas teorias, métodos e ferramentas de análise bibliométrica, cientométrica, informétrica e webométrica, a partir das ações do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP;

- Colaborar na promoção de ações de capacitação de grupos de pesquisa e/ou servidores da USP no campo da bibliometria e cientometria, bem como avaliação quantitativa e qualitativa das atividades e dos resultados de pesquisa, fornecendo apoio às decisões da Universidade;

- Contribuir para o aprimoramento dos relatórios do SIBiUSP e do Anuário Estatístico da USP, a partir da revisão de processos de alimentação, coleta, análise e geração de indicadores de desempenho dos sistemas e serviços do Sistema;

- Contribuir para o direcionamento da política científica institucional, a partir de estudos e projetos de análise e geração de indicadores bibliométricos e cientométricos relacionados aos rankings internacionais de avaliação.

Histórico e Contexto

2012 - Em outubro de 2012 foi realizado o Simpósio Internacional sobre Rankings Universitários e Impacto Acadêmico na Era do Acesso Aberto, que reuniu especialistas internacionais e possibilitou a discussão em torno do impacto gerado pela produção científica e os indicadores de qualidade institucionais.

2013 - Para capacitar os bibliotecários do Sistema no apoio à pesquisa científica, entre 2012 e início de 2013, a Escola Técnica de Gestão da USP, em parceria com o SIBiUSP, promoveu o curso “Capacitação de bibliotecários em análise bibliométrica para apoio à gestão da pesquisa em universidade pública”, ministrado pelos Professores doutores Leandro Innocentini Lopes de Faria e Roniberto Morato do Amaral (UFSCar), em quatro turmas, tendo capacitado 90 profissionais das bibliotecas e Departamento Técnico do SIBiUSP para realizar atividades de apoio à pesquisa na Universidade. Em fins de 2013 foram adquiridas licenças de uso do software VantagePoint, para a realização de análises e estudos bibliométricos, informétricos e cientométricos em âmbito sistêmico pelas bibliotecas da USP.

2014 - Em março de 2014 foi constituído o Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP - GEBA que tem por objetivo coordenar as atividades sistêmicas de desenvolvimento de estudos e análises bibliométricas realizadas pelas equipes do SIBiUSP (bibliotecários e técnicos), utilizando metodologias e fontes de informação especializadas, além de aplicativos específicos de avaliação quantitativa automatizada da produção intelectual da USP, visando fornecer suporte às políticas e à gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2015 - Em janeiro de 2015 foi adquirida a ferramenta analítica InCites da Thomson Reuters, em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, cuja assinatura tem se mantido desde então.

2016 - Em novembro de 2016 foi adquirida a ferramenta analítica SciVal da Elsevier, em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (AUCANI).

Base teórica e conceitual

Trabalhos Sistêmicos

Materiais Instrucionais e Apresentações